Quantcast
Channel: RIC.com.br
Viewing all 54732 articles
Browse latest View live

Burocracia atrasa liberação de remédios à base de maconha

$
0
0

A maconha é utilizada em vários países para alívio da dor e do sofrimento, mas no Brasil o uso esbarra em falta de regulamentação e de conhecimento de órgãos de classe, que dificultam o tratamento. Na opinião do neurocientista Sidarta Ribeiro – um dos mais importantes pesquisadores da área, professor e diretor titular do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – deixar de fornecer remédios à base de substâncias derivadas da maconha é uma crueldade contra pacientes que têm doenças crônicas.

“Qual a justificativa para um paciente com câncer terminal, que está morrendo de dor, não ser medicado? [Ao não aceitar o uso de remédios da planta] a medicina brasileira vai ficando para trás”, afirmou Ribeiro, na última quinta-feira (2), no Seminário Internacional Maconha: Usos, Políticas e Interfaces com a Saúde e Direitos, organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj). O evento reuniu médicos, especialistas, juristas e associações de apoio à pesquisa e a pacientes que fazem uso da maconha.

Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) só permite a importação de uma única substância da maconha das mais de 80, o canabidiol, com base nos pedidos médicos. Dessa forma, restringe o uso da própria substância por não fazer controle de qualidade e por não regular a produção nacional, que poderia baixar custos. Segundo a organização Apoio à Pesquisa e Pacientes de Canabis Medicinal, as doses importadas chegam a custar entre R$ 1,5 mil e R$ 15 mil.

“O medicamento que estamos importando é vendido fora do Brasil como suplemento alimentar, ou seja, não tem controle farmacológico nacional sobre ele e não sabemos efetivamente o que estamos utilizando, temos que nos basear na boa fé”, relatou o médico Ricardo Ferreira, especialista em coluna, que tem feito uso do canabidiol com sucesso, em pacientes crônicos. Ele defende que a Anvisa crie regras para controle da produção e também para os clubes de autocultivo.

Na medicina, outra mudança recomendada pelos especialistas para facilitar o acesso a tratamentos com medicamentos à base de substâncias da maconha é a flexibilização de norma do Conselho Federal de Medicina (CFM), de 2014, que só permite o uso do canabidiol em crianças e adolescentes com epilepsia e que não respondem ao tratamento convencional.

“Não há comprovação científica suficiente para que o CFM reconheça esse fármaco como eficiente”, alegou o conselheiro da entidade, Salomão Rodrigues. Ele diz ainda que há possibilidade de substâncias presentes na maconha, como o THC, provocarem efeitos psicóticos.

Sidarta Ribeiro discorda do CFM e diz que centenas de estudo atestam a utilização segura de remédios de maconha na Europa, nos Estados Unidos e em Israel. O país do Oriente Médio, por exemplo, prescreve substâncias in natura na forma de óleo, fumada, vaporizada e em alimentos, como biscoito. “As pessoas não estão acompanhando a literatura [científica], estão ignorando uma quantidade enorme de evidências para empurrar decisões”, criticou.

O diretor do Instituto do Cérebro também explicou que todas as substâncias têm grupos de risco e perigos relacionados à dosagem acima das prescrições. “Das substâncias que temos, a maconha é uma das mais seguras, a sobredose não mata, como mata a de dipirona”, exemplificou.

Para o cientista Elisaldo Carlini, um mais respeitados pesquisadores de drogas no Brasil, há 62 anos, o que atrasa o uso da maconha medicinal no país são mitos e preconceitos, incluindo aqueles de fundo racista. “O preconceito racial nesse país chega a tal ponto que hoje preconceito se alimenta de preconceito”, afirmou ele, que também participou do seminário. “E preciso mais pressão popular para o Brasil usar algo que o mundo já usa”, acrescentou.

Para autorizar o plantio de maconha para pesquisa e para o uso medicinal, a Anvisa pretende montar um grupo de trabalho e elaborar uma regulamentação específica, com a participação de órgãos de governo, como a Polícia Federal, além de pesquisadores. “Pretende-se ainda ampliar a participação após a evolução das atividades, que se encontram na fase inicial, por meio de convites a outros órgãos e instituições”, informou.

Em relação ao uso de medicamentos com substâncias da cannabis, a agência explicou que analisa pedido para autorizar o uso de remédios à base de canabidiol e tetra-hidrocanabinol (THC), mas não esclareceu se os remédios serão com a substância in natura ou sintética, que é feita em laboratório.


Novas regras de incentivo ao parto normal entram em vigor

$
0
0

A partir desta segunda-feira (06), obstetras de todo país são obrigados a utilizar o partograma – documento gráfico onde são feitos registros de tudo o que acontece durante o trabalho de parto. Anunciado pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar como uma das medidas de estímulo ao parto normal, a ferramenta será considerada parte integrante do processo de pagamento do procedimento parto.

Os planos de saúde tiveram um prazo de 180 dias para orientar seus profissionais sobre o uso do partograma, que registra, por exemplo, a frequência das contrações uterinas, os batimentos cardíacos fetais e a dilatação cervical da gestante. O documento é recomendado pela Organização Mundial da Saúde desde 1994.

A Resolução Normativa nº 368, publicada em janeiro deste ano, prevê ainda que as operadoras informem aos beneficiários os percentuais de cirurgias cesarianas e de partos normais de cada hospital e médico credenciados. As informações devem estar disponíveis no prazo máximo de 15 dias, contados a partir da data de solicitação.

Os planos também serão obrigados a oferecer o cartão da gestante, que contém todas as informações sobre o pré-natal. De posse do documento, qualquer profissional de saúde terá conhecimento de como se deu a gestação, facilitando um melhor atendimento à mulher quando entrar em trabalho de parto.

Com as novas regras, cesarianas marcadas com antecedência e sem indicação médica serão coibidas pelas operadoras. Apenas cesáreas recomendadas – como no caso de gestantes com diabetes não controlada ou com placenta insuficiente – ou cesáreas que se fizerem necessárias durante um trabalho de parto difícil serão reembolsadas pelos planos de saúde.

A elaboração da resolução pela Agência Nacional de Saúde Suplementar foi feita após consulta pública feita de outubro a novembro do ano passado. Foram colocadas em consulta duas minutas de normas: uma sobre o direito de acesso à informação pela gestante e uma sobre o cartão da gestante e a utilização do partograma.

Atualmente, 23,7 milhões de mulheres são beneficiárias de planos de assistência médica com atendimento obstétrico no país. O percentual de cesarianas chega a 84% na saúde suplementar e 40% na rede pública.

Dados do Ministério da Saúde indicam que a cesárea sem indicação médica provoca riscos desnecessários à saúde da mulher e do bebê, já que aumenta em 120 vezes a probabilidade de problemas respiratórios para o recém-nascido e triplica o risco de morte da mãe. Cerca de 25% dos óbitos neonatais e 16% dos óbitos infantis no Brasil estão relacionados à prematuridade.

Festival de Férias traz opções para divertir a criançada em julho

$
0
0

A partir desta segunda-feira (06), crianças na faixa entre seis e 12 anos poderão frequentar o Festival de Férias de Inverno, promovido pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, em 59 lugares da capital paranaense. O projeto acontece de segunda a sexta, sempre das 14h às 18h, e vai até o dia 17 de julho.

Além de esportes, oficinas de arte e de skate, brinquedos infláveis e muros de escalada, meninos e meninas poderão se entreter com atividades relacionadas às Olimpíadas de 2016, que promovem o espírito esportivo e incentivam a amizade e o respeito ao outro.

Para adolescentes entre 12 e 16 anos, a Regional Boqueirão terá uma colônia de férias no Quartel do Boqueirão que acontece na semana do dia 13 a 17 de julho, das 13h30 às 17h. As atividades para os jovens envolvem arvorismo e corridas.

Confira os locais e as datas das atividades:

REGIONAL BAIRRO NOVO

6 a 8/7
• Portal do Futuro Bairro Novo: (Rua Marcolina Caetana Chaves, 150 – Sitio Cercado).
• Centro de Esporte e Lazer Vila Tecnológica: (Rua Lupionópolis, 100 – Sítio Cercado).
• Praça Cícero Portes: (Rua Irmã Mª F. Paulino, esq. com Rua João Eloy de S. Parigot de Souza – Sítio Cercado).

9/7 e 10/7
• Portal do Futuro Bairro Novo: (Rua Marcolina Caetana Chaves, 150 – Sitio Cercado)
• Praça Moradias Marupiara: (Rua Pedro Picussa, esq. com Rua José Chimanski – Moradias Marupiara – Umbará).
• Praça Lenir Marés de S. Cavallin: (Rua José Bonato, esq. com Rua Pelegrino Azollin – Moradias Jandaia – Ganchinho).

13/7 a 15/7
• Centro de Esporte e Lazer Xapinhal: (Rua Francisco Claudino Ferreira, s/nº – Sitio Cercado).
• Parque Semeador: (Rua Cel. Joaquim A. de Azevedo, esq. com Rua Jussara – Sítio Cercado).


REGIONAL BOA VISTA

6/7 a 10/7

• Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira: (Guilherme Ihlenfeld, s/nº -Tingui).
• Centro Cultural Vilinha: (Arnô Feliciano de Castilho, 1990 – Bairro Alto).

13/7 a 17/7

• Rua da Cidadania Boa Vista: (Avenida Paraná, 3600 – Boa Vista).
• Centro de Esporte e Lazer Bacacheri: (Rua Costa Rica, 1614 – Bacacheri).


REGIONAL BOQUEIRÃO

06/7 •  Praça Agostinho Legró: (Rua Villigran Cabrita – Boqueirão).

07/7 •  Praça Alfredo Hauer: (Rua Júlio César Ribeiro de Souza – Hauer).

08/7 •  Praça Nelson Saternaski Monteiro: (Rua 1º de Maio – Xaxim).

09/7 •  Praça Menonitas: (Rua Paulo Setubal – Boqueirão).

10/7 •  Campo de Futebol Jardim Paranaense: (Rua Dr. Benedicto Siqueira Branco – Alto Boqueirão).

13/7 •  Centro de Esporte e Lazer Xaxim: (Rua Inocente Rebelatto – Xaxim).

14/7 •  Unidade de Saúde Waldemar Monastier: (Rua Romeo Bach, 80 – Boqueirão).

15/7 •  Rua da Cidadania do Carmo: (Praça Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão).

16/7 •  Praça Esmeralda: (Rua Professor Narciso Mendes – Xaxim).

17/7 •  Portal do Futuro Boqueirão: (Rua Antôno Pólito, 2200 – Alto Boqueirão).


REGIONAL CAJURU

6 e 7/7 • Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas: (Rua Brasílio França, s/nº).

8 e 9/7 • Portal do futuro Cajuru: (Rua João Henrique Hoffamann, 125).

10 e 11/7 • Associação de Moradores Vila São Paulo: (Avenida Canal Belém, 6953).

13 e 14/7 • Associação de Moradores Marumby II: (Rua Deputado Tenório Cavalcante, 962).

15 e 16/7 • JOCUM – Jovens com uma Missão: (Rua Capitão Leonidas Marques, 3649).

17 e 18/7 • Centro de Esporte e Lazer Parque Peladeiro: (Rua Antonio Moreira, 328).


REGIONAL CIC

6/7 • Moradias Arroio: (Rua José Clemente de Oliveira, fundo do CRAS).

7/7 • Moradias Vila Verde: (Praça Central (Rua Jornalisata Rubens Paiva).

8/7 • Moradias Sabara: (Campo de Futebol (Rua Lauro Schereiber).

8/7 • Moradias Vila Vitória “A”: (Praça Matias Alenor Martins (Rua Pedro Aleixo).

9/7 • Moradias Diadema: (Clube de Mães do Conjunto Diadema - Rua Vale dos Pássaros).

10/7 • Parque Mané Garrincha: (Rua Ursolina Visinoni, ao lado da Gibiteca).

13/7 • Rua Desembargador Cid Campelo: (lado do Armazem da Família Barigui).

14/7 • Igreja Santa Edwirges: (Rua Ulisses AurpelioVisinoni, 636).

14/7 • Moradias Itatiaia: (Rua Darci Vargas x Rua Cidade de Campos Novos)

15/7 • Associação de Moradores Zimbro (ASMOZI): (Rua Veronica Tribek Moro, 493).

16/7 • Praça Dr. Ewaldo Riedel: (Rua Leandro Dacheux do Nascimento Junior).

17/7 • Moradias São José do Passaúna – Praça José Fressato: (Rua Cidade Jardim Olinda).


REGIONAL MATRIZ

6 a 8/07 •  Rua da Cidadania Matriz: (Praça Rui Barbosa).

9 e 10/7 •  Praça Plínio Tourinho: (Rua Engenheiros Rebouças – em frente ao Clube do Capanema).

13/7 •  Praça Ouvidor Pardinho: (24 de Maio, s/nº – esq. com a Avenida Iguaçu).

13 a 17/7 •  Rua XV de Novembro: (Rua XV de Novembro – Relógio da Praça Osório).


REGIONAL PINHEIRINHO

6 a 10/7 • Portal do Futuro Tatuquara: (Jovenilson Américo de Oliveira, s/nº – Tatuquara).

13 e 14/7 • Centro de Esporte e Lazer Santa Rita: (Carlos Munhos da Rocha, 620 – Tatuquara).

15 a 17/7 • Centro de Esporte e Lazer Zumbi dos Palmares: (Lothário Boutin, 289 – Pinheirinho).


REGIONAL PORTÃO

6/7 • Praça Guanabara: (Rua Castro, esq. com  Avenida dos Estados – Praça Elias Abdo Bittar).

7/7 • Praça Ipiranga: (Rua Alagoas, esquina com Rua São Paulo).

8/7 • Parque Guairacá: (Rua Jair Fernandes de Araujo, esquina com Rua Alfredo José Pinto).

9 e 10/07 • MUMA (Avenida República Argentina, 3430, em frente ao Terminal do Portão).

13/7 • Parque Cambui: (Rua Carlos Klemtz, 2161).

14 a 17/7 • Rua da Cidadania Fazendinha: (Terminal do Fazendinha).


REGIONAL SANTA FELICIDADE

6 a 8/7 • Rua da Cidadania Santa Felicidade: (Rua Madre Cléia Merloni, 170).

9/7 • Parque Barigui: (Rua Cândido Hartmann, s/nº).

10/7 • Praça Padre Maximiliano Sanavio: (Rua Deputado Carlos Renê Egg, esquina com Nancy Maria Anad).

13 e 15/7 • Colégio Arquidiocesano de Curitiba – Seminário São José: (BR-277 km 99 – Entrada pela Rua Monsenhor Boleslau Falarz).

14/7 • Parque Barigui: (Rua Cândido Hartmann, s/nº).

16 e 17/7 • Associação de Moradores Conjunto Veneza – AMAVE: (Rua Célia Cabral Salgueiro, 190).

Exportação de carne de frango atinge volume e receita recordes em junho

$
0
0

Economia

No início do mês, dados divulgados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostram que o setor agropecuário, mais uma vez, ajudou o Paraná a apresentar desempenho melhor do Produto Interno Bruto (PIB) que o registrado no restante do país. Segundo os dados, o segmento teve crescimento de 5,9% nos primeiros três meses de 2015, na comparação com igual período do ano passado, puxado principalmente pela soja.

Uma das principais contribuições nesse sentido veio dos Campos Gerais, que tem um PIB de R$ 18 bilhões. Os municípios de Castro, Tibagi e Telêmaco Borba apresentaram um resultado do Valor Adicionado Bruto agropecuário – que é levado em conta para calcular o PIB – mais que satisfatório.

Impulso

A boa safra agrícola, o crescimento do setor de frango e o câmbio mais favorável estão impulsionando o setor agropecuário no Paraná, que caminha na contramão da crise econômica nacional. Puxada pela soja, o Estado deve colher a maior safra de grãos da história e, com o real desvalorizado, o produtor rural tem obtido boa rentabilidade, mesmo com a queda nos preços internacionais. As projeções do setor são de que a agropecuária no Estado cresça até 4% em 2015.

Frango 

As exportações brasileiras de carne de frango cresceram com força em junho, atingindo volume e receita (em Reais) recordes. O bom desempenho das vendas externas contribuiu para enxugar a oferta interna, que vinha elevada por conta da demanda doméstica enfraquecida e da produção maior. Como resultado, os preços tiveram recuperação expressiva no mercado doméstico ao longo de junho.

Seguro Rural

De acordo com analistas do agronegócio, a liberação de R$ 390 milhões do “seguro rural”, bem como R$ 187,7 bilhões do Plano Agrícola e Pecuário 2015/16 devem trazer “estabilidade” ao produtor rural já que esse pagamento é fundamental para restabelecer a confiança no Estado, enquanto contratante de serviços.

40% dos itens doados para FAS são descartados por falta de condições de uso

$
0
0

Aproximadamente 40% dos itens doados por meio do Disque Solidariedade, da prefeitura de Curitiba, são descartados por falta de condições de uso. O serviço, coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS), recebe donativos da população para serem encaminhados a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.

De acordo com o coordenador Luis Carlos Costa, ao serem levados ao barracão do Disque Solidariedade, todas as peças passam por um processo de triagem, com o intuito de separar os itens que podem ser repassados, os que precisam de reparo e os que precisam ser descartados.

De acordo com um levantamento da FAS, cerca de 40% das doações não podem ser reaproveitadas. “Móveis de madeira tomados por cupim ou que pegaram chuva e estão esfarelando e eletrodomésticos completamente quebrados são os casos mais identificados”, explica Costa.

Apesar de contar com equipes que fazem os reparos necessários (a FAS possui uma unidade de marcenaria e parcerias externas) alguns itens que chegam até o barracão do Disque, que fica no Campo Comprido, precisam ser descartados e cerca de 30% necessitam de manutenção, o que compromete andamento dos repasses.

“Os pedidos que chegam pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são diários, sem falar em situações de emergência, como enchentes. Por isso pedimos para que a população, na hora de realizar esse gesto de solidariedade, doe o que possa ser imediatamente aproveitado por qualquer pessoa”, diz a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet.

Como ajudar?

O serviço da Prefeitura de Curitiba que o Disque Solidariedade, atende uma média de 350 pessoas todos os meses. Em 2014, foram 4.312 famílias que receberam roupas, móveis, eletrodomésticos e outros itens. O serviço funciona através de solicitações feitas pela Central 156. Os interessados em doar algum item abrem um protocolo e as equipes do Disque agendam a retirada. “Nosso prazo limite é de 30 dias, contudo estamos conseguindo atender os protocolos em até 15 dias”, informou o coordenador Luis Carlos Costa.

O que pode ser doado?

- Móveis (guarda-roupas, cama, armário de cozinha);
- Equipamentos de uso doméstico (eletrodomésticos, eletroeletrônicos, louças, objetos de decoração, dentre outros);
- Colchões;
- Roupas (roupas em geral, roupa de cama, roupa de banho);
- Calçados;
- Artigos infantis (brinquedos, bicicleta, berço, andador);
- Materiais hospitalares (cama hospitalar, cadeira de rodas, muleta, cadeira de banho);
- Objetos de esporte e lazer;

O que não é recebido pelo Disque Solidariedade?

Acessórios de veículos, carpetes, box de banheiro e cerâmicas, telhas e restos de construção e livros (que podem ser doados à Fundação Cultural de Curitiba).

Ator curitibano estreia na novela “Os Dez Mandamentos” nesta quinta-feira (9)

$
0
0

As gravações para a terceira fase da superprodução “Os Dez Mandamentos” da Rede Record estão a todo vapor. É nesta nova temporada, que começa quinta-feira (9), que as primeiras cenas do ator curitibano Daniel Siwek vão ao ar. Siwek está desde março no Rio de Janeiro se preparando para o papel.

Com destaque no folhetim, Siwek vai interpretar o sobrinho de Moises (Guilherme Winter) Abiú e contracenar principalmente com o elenco da família do protagonista. Na primeira vez atuando em rede nacional, Daniel adiantou sua primeira cena: “Essa cena irá apresentar muita novidade para os telespectadores. Será o capítulo de virada para a terceira fase da novela, quando as pessoas irão ver Abiú e Nadabe (Marco Antonio Gimenez)  como adultos e, mais do que isso, na atual condição dos dois. Nessa cena será a primeira aparição de Eliseba (Gabriela Durlo), a mãe de Abiú e Nadabe, envelhecida”.

Atuando há 10 anos, o ator foi selecionado em um teste nos estúdios da RICTV Record, em Curitiba. Mais de 200 atores participaram dos três dias de seleção, realizados em 2014.

A novela “Os Dez Mandamentos” é exibida de segunda a sábado, pela RICTV Record no Paraná, às 20h30.

Confira o vídeo que Daniel fez para a RICTV Record, convidando você a assistir a novela:

Jovem de 22 anos morre baleado após discussão na saída de bar no Alto da XV

$
0
0

Uma discussão na saída de um bar pode ter motivado a execução do jovem Giovanni Porcides, de 22 anos, na madrugada do último domingo (5) no bairro Alto da XV, em Curitiba. De acordo com informações da Polícia Civil, a briga teria acontecido momentos depois que o rapaz saiu de um bar localizado na Rua Itupava, ponto de grande concentração de bares e restaurantes na região.

Por volta das 3 horas, Giovanni caminhava no meio da rua com alguns amigos quando dois carros passaram em baixa velocidade buzinando e reclamando da atitude. A partir desse momento teria começado um bate boca entre o grupo e os ocupantes dos veículos. De acordo com uma testemunha que estava em um dos bares, após a discussão, um dos carros teria dado a volta na quadra, retornado e atirado contra o rapaz.

Ele chegou a ser socorrido e encaminhado com vida ao Hospital Evangélico, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu ainda na tarde de domingo. A morte banal causou grande comoção nas redes sociais e os amigos de Giovanni se mostravam indignados com a tragédia.

Até o momento ninguém foi preso e a polícia investiga o caso.

Confira o calendário de pagamento do PIS/Pasep 2015-2016

$
0
0

Uma resolução publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (6) pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalho (Codefat) apresentou o novo calendário para pagamento do PIS – Programa de Integração Social e PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, recursos do Fundo de Amparo ao Trabalho (FAT) para o exercício 2015 e 2016.

Saiba o que são o PIS e o PASEP e quem tem direito de receber os benefícios

O calendário de pagamento do abono salarial tem início no dia 22 de julho, seguindo até março de 2016. De acordo com a tabela publicada, quem tiver nascido entre os meses de julho e dezembro receberá o benefício ainda neste ano, enquanto os nascidos entre janeiro e junho receberão no primeiro trimestre do ano que vem.

PIS/PASEP: a conta sobrou para o trabalhador

Cerca de metade dos trabalhadores com direito ao abono salarial de 2015 só receberão o benefício no próximo ano. O Codefat aprovou a extensão do calendário de pagamento. A mudança fará o governo economizar R$ 9 bilhões neste ano.

O benefício é pago a quem recebeu em média até dois salários mínimos mensais no ano anterior com carteira assinada. É necessário que o trabalhador esteja cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Para consultas sobre o PIS, basta ligar para o número 0800-726-0207.

Para tirar dúvidas sobre o PASEP, basta ligar para os números 4004-0001, 0800-729-0001 ou 0800-729-0088 (para pessoas com deficiência).

Confira abaixo o calendário de pagamento para o PIS e PASEP de 2015/2016:

PIS – Pago pelas agências da Caixa Econômica Federal

Nascidos em Recebem a partir de Recebem até
Julho 22/07/2015 30/06/2016
Agosto 20/08/2015 30/06/2016
Setembro 17/09/2015 30/06/2016
Outubro 15/10/2015 30/06/2016
Novembro 19/11/2015 30/06/2016
Dezembro 17/12/2015 30/06/2016
Janeiro 14/01/2016 30/06/2016
Fevereiro 14/01/2016 30/06/2016
Março 16/02/2016 30/06/2016
Abril 16/02/2016 30/06/2016
Maio 17/03/2016 30/06/2016
Junho 17/03/2016 30/06/2016

PASEP – Pago pelas agências do Banco do Brasil

Final da inscrição Recebem a partir de Recebem até
0 22/07/2015 30/06/2016
1 20/08/2015 30/06/2016
2 17/09/2015 30/06/2016
3 15/10/2015 30/06/2016
4 19/11/2015 30/06/2016
5 14/01/2016 30/06/2016
6 e 7 16/02/2016 30/06/2016
8 e 9 17/03/2016 30/06/2016


Top View chega às bancas com especial de gastronomia

$
0
0

A edição de julho está recheada de chefs renomados, enoturismo e boa comida

 Em julho, a edição especial de gastronomia da Top View chega às bancas com duas capas: os chefs Claude Troisgros e Manu Buffara estampam a revista deste mês.

A Top View conversou com os premiados chefs que são destaques nacionais. Em entrevista exclusiva o premiado chef francês radicado no Brasil, Claude Troisgros contou sobre a vocação gastronômica da família, a valorização da cozinha brasileira e a busca pelo “paladar absoluto”.  Na conversa com a paranaense Manu Buffara, um pouco dos bastidores de sua rotina acelerada. A chef disse que quer mostrar quem é,  de onde veio, além de divulgar a gastronomia do Estado. “A gente tem muito peixe no litoral, tem o camarão nativo, ostra, mel nativo, só falta descobrir e dar valor”, conta ela. Seu restaurante, o Manu, acaba de ser eleito o Melhor do Ano pela Prazeres da Mesa.

Na reportagem a Origem do Sabor, a editora Luise Takashina conta a história de uma parceria que dá certo: pequenos produtores e grandes chefs. Marcelo Amaral, do Lagundri, André Furlaneto, da Cantina Casa Verde de Antonina, Manu Buffara, do Manu e  Ivan Lopes, do Mukeka Cozinha Brasileira escolhem os produtos de seus cardápios como hortifrutis, pupunha, frutos do mar e queijo de cabra em sítios de pequenos produtores.

Como nada melhor que um bom vinho para acompanhar, a editoria Arredores traz um roteiro de vinícolas de altitude, instaladas nas terras frias e altas de Santa Catarina, na região de São Joaquim.  Com mais de 30 vinícolas, o local começa a se estabelecer como destino para o enoturismo.

A edição especial de gastronomia conta ainda com um guia de novos restaurantes (2014-2015), locais para apreciar churrasco à la carte em Curitiba, além de gadgets para turbinar a cozinha dos leitores.

 

Suspeito de ter mais de 100 mortes “nas costas”é preso no Paraná

$
0
0

A Polícia Civil prendeu em Toledo, oeste do Paraná, Zildo Lúcio Cavalcante, 42 anos. Ele é suspeito de envolvimento em mais de 100 homicídios, ocorridos nos Estados de Rondônia e Acre, região norte do Brasil. Ele foi preso em sua casa, no bairro Boa Esperança, e morava no local desde abril deste ano.

Além das possíveis participações nos assassinatos, Cavalcante pode estar ligado também ao crime de grilagem de terras e de exploração ilegal de madeira.

O suspeito encontra-se detido no Setor de Carceragem Temporária (Secat) e aguarda à disposição da Justiça de Rondônia, para que sua transferência seja realizada nos próximos dias.

Terminal do Boqueirão e praças ganham iluminação mais potente

$
0
0

O estacionamento do terminal de ônibus do Boqueirão e outras três praças nos bairros Pinheirinho, Campo de Santana e Sítio Cercado receberam melhorias na iluminação com a instalação de superpostes, fiação, troca de luminárias e colocação de lâmpadas de vapor metálico de alto rendimento. O investimento foi de R$ 95 mil nas quatro intervenções.

As melhorias foram realizadas em junho e fazem parte do Plano de Investimento de Iluminação de Curitiba que está sendo executado e com ações planejadas até o próximo ano.

“Esse planejamento em iluminação pública beneficiará todas as regionais de Curitiba com intervenções de médio e grande porte, além de revitalização de iluminação em parques, praças e vias do município. São altos investimentos para 2015 e 2016”, comentou o secretário municipal de obras, Sérgio Antoniasse.

No estacionamento do terminal foram implantados seis superpostes, cada um com quatro luminárias e lâmpadas de vapor metálico de 400 watts de potência. “Quem passa ou utiliza o local, com certeza vai sentir uma grande diferença na iluminação”, afirmou o gerente de estudos e projetos de iluminação, Ernesto Wendeler.

Na praça da Rua João Lacola, no Campo de Santana, a quadra esportiva ganhou atenção especial. Foram instalados quatro postes com 12 projetores e lâmpadas de vapor metálico. Além disso, um superposte com quatro luminárias e lâmpadas de vapor metálico de 400 watts também foi colocado no local.

As praças das ruas Rogério Coelho Cafeara, no Pinheirinho, e Dom Geraldo M. Pellanda, no Sítio Cercado, também receberam superpostes, com luminárias e lâmpadas de alto rendimento.

“São obras para melhorar a iluminação pública e fazer com que as pessoas voltem a utilizar os equipamentos públicos com mais segurança”, ressaltou o diretor do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Fábio Ribeiro Camargo.

Revitalização

Em maio, o Departamento de Iluminação da Secretaria de Obras Públicas fez intervenções em praças, jardinetes e ruas de diversas regionais de Curitiba, com destaque para a nova iluminação na Praça Neuma Cortes Monclaro, no São Braz, que recebeu 24 novos pontos de iluminação pública, e o Eixo Ambiental, no Cajuru, com 17 novos pontos.

Também foram revitalizados os pontos de iluminação pública nos seguintes locais: viaduto do Colorado, Praças Mario Eppingaus (Juvevê), Rua Mario Sobota (Pilarzinho), Rua Olavo Romanus (Cachoeira), rua sem denominação  no Santa Cândida, Rua Hayao Washida (Jardim Botânico), Rua Faraó Akhenaton (Bacacheri),  Rua Antônio M. Vieira (Atuba), Rua Cidade de Mainz (Atuba), Rua Monif Tacla (Ahu), Jardinete Rachel C. da Rocha Loures, Avenidas João Gualberto e Carlos de Carvalho e da quadra esportiva na Rua Guilherme Butler (Barreirinha).

Execução

Atualmente dois grandes lotes de intervenções em iluminação pública estão em andamento na cidade com investimento de R$ 904 mil. O lote 1 prevê a instalação de estruturas de iluminação pública como cabeamento, postes poliméricos, luminárias decorativas e lâmpadas de alto rendimento, beneficiando os entornos do Cemitério Água Verde e do Quartel do Boqueirão e também o Viaduto da Marechal Floriano. O segundo lote do projeto contempla as Ruas Desembargador Westphalen, Affonso Camargo, São José, Gutemberg, Lucas Carvalho, Professor João Doetzer, Conselheiro Laurindo, Paulo Graesser Sobrinho, e o estacionamento e ciclovia do Parque Barigui.

Os trabalhos serão executados  em um prazo de cinco meses.

Poupança tem maior retirada de recursos da história para o 1.º semestre

$
0
0

Pelo sexto mês seguido, a poupança registrou perda de recursos. Segundo dados divulgados hoje (6) pelo Banco Central, os correntistas retiraram R$ 38,542 bilhões a mais do que depositaram no primeiro semestre. A caderneta registrou a pior captação líquida (diferença entre depósitos e retiradas) da história para o período.

De janeiro a junho, os brasileiros depositaram R$ 909,632 bilhões na poupança. No entanto, as retiradas somaram R$ 948,174 bilhões. Apenas em junho, os investidores sacaram R$ 6,261 bilhões a mais do que depositaram na poupança, também a pior captação líquida registrada para o mês. No mês passado, os depósitos somaram R$ 162,854 bilhões, mas os saques totalizaram R$ 169,114 bilhões.

Nos últimos meses, vários fatores estão provocando a fuga de recursos da poupança. Em primeiro lugar, a alta da Selic (taxa básica de juros da economia) tornou a poupança menos atraente que outras aplicações. Segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a caderneta é mais vantajosa do que os fundos de investimento apenas quando as aplicações são inferiores a seis meses, apesar de a poupança ser isenta de Imposto de Renda e de taxas de administração.

A alta da inflação também contribuiu para a perda de atratividade da poupança. Nos últimos 12 meses, a caderneta rendeu 7,43%, o equivalente à Taxa Referencial mais 6,17% ao ano. A inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, no entanto, está em 8,47%, puxada pela alta de preços administrados, como combustíveis e energia. O aumento dos preços e do endividamento dos consumidores também diminui a sobra de recursos a ser aplicada na caderneta.

A fuga de recursos da caderneta provocou problemas no crédito imobiliário porque os depósitos da poupança são usados para os financiamentos de imóveis. Em maio, o Conselho Monetário Nacional (CMN) remanejou R$ 22,5 bilhões de compulsórios – parcela que os bancos são obrigados a manter depositada no Banco Central – para evitar a escassez de recursos para o setor.

Receita abre na quarta-feira consulta ao 2.º lote de restituição do IR

$
0
0

Cerca de 1,4 milhão de contribuintes que declararam Imposto de Renda neste ano vão receber dinheiro do Fisco. A Receita Federal abre na quarta-feira (8) consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2015. Ao todo, serão desembolsados R$ 2,348 bilhões.

A Receita também pagará R$ 151,9 milhões a 63.505 contribuintes que fizeram a declaração entre 2008 e 2014, mas estavam na malha fina. Considerando os lotes residuais e o pagamento de 2015, o total gasto com as restituições chegará a R$ 2,5 bilhões.

A lista com os nomes estará disponível a partir das 9h desta quarta-feira na página da Receita na internet. O endereço é www.receita.fazenda.gov.br. A consulta também pode ser feita pelo Receitafone, no número 146.

As restituições terão correção de 3,09%, para o lote de 2015, a 71,56% para o lote de 2008. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre a entrega da declaração até este mês.

O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração no dia 15. O contribuinte que não receber a restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento.

Campanha distribui agasalhos para moradores de rua em Curitiba

$
0
0

A campanha Mais Calor Por Favor está arrecadando agasalhos até amanhã (7) para aquecer a população em situação de rua em Curitiba. No dia seguinte, as peças serão distribuídas por voluntários na Praça Tiradentes e locais próximos, às 19h30. Quem se interessar em ajudar, basta acessar a página https://www.reclamao.com/mais-calor-por-favor/ para entrar em contato.

Segundo a assessoria do Instituto Médico Legal (IML), os indigentes que chegam a falecer em consequência da hipotermia não são calculados e, portanto, não há como saber quantos casos existem. Contudo, todos os anos há notícias de mortes provocadas pelo frio. A iniciativa do site Reclamão.com pretende, então, evitar que outras pessoas percam a vida pela falta de abrigo.

A data de entrega dos agasalhos em Curitiba foi antecipada justamente pelas recentes quedas de temperatura. O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) prevê uma frente fria se aproximando ao Sul do Brasil. Mesmo não sendo considerado um inverno rigoroso, o meteorologista Reinaldo Kneib afirmou que os curitibanos deverão enfrentar um tempo úmido, com garoa e vento gelado.

Na página do projeto, um mapa colaborativo sinaliza diversos pontos de coleta espalhados pelo Brasil, mostrando o local mais próximo para doação. A arrecadação e distribuição das roupas em outras cidades são realizadas pelas campanhas das respectivas regiões. Portanto, não terão as mesmas datas que na capital paranaense.

Semana deve ser de muita chuva em todo o Paraná

$
0
0

Preparem os guarda-chuvas, porque vem água pela frente. Áreas de instabilidade, associada a uma frente fria, vão trazer chuvas para boa parte do Paraná. Nas regiões sul e sudoeste do Paraná, há um indicativo para temporais. A chuva deve dar uma ligeira trégua na quinta, mas, volta para o final de semana.

De acordo com o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Samuel Braun, chove principalmente na terça (7) e na quarta (8). A temperatura não irá variar muito, com mínima de 11.ºC e máxima de 17.ºC. No interior, a mínima prevista será em Palmas, sul do Paraná, com 7.ºC.


Papa Francisco celebra missa para multidão no Equador

$
0
0

O papa Francisco celebrou hoje uma missa campal no Equador a que assistiram centenas de milhares de fiéis, sob um sol abrasador. Ele apelou para mais ajuda às famílias, neste regresso à sua América Latina natal.

O argentino Jorge Bergoglio – o primeiro papa latino-americano – fez a defesa da necessidade de pagamento da “dívida social” às famílias, ao dirigir-se às mais de 600 mil pessoas concentradas em um parque em Guayaquil, a maior cidade do Equador.

Um mar de católicos, muitos de países vizinhos, tirou fotografias do papa e da imagem da Virgem Maria no parque Los Samanes, enquanto Francisco acenava do seu papa-móvel, antes de rezar a missa.

Bombeiros borrifavam a multidão com água para a refrescar do calor, e fiéis abrigavam-se do sol com chapéus-de-chuva. Muitos tinham passado ali a noite antes do evento.

“A família representa um grande patrimônio social que outras instituições não podem substituir. Ela deve ser ajudada e fortalecida”, sustentou Francisco, que dedicou a sua homilia ao que a Igreja classifica como os males das famílias modernas.

A família será um dos temas em debate no Vaticano em outubro, durante o sínodo dos bispos, no momento em que a Igreja se confronta com questões difíceis como as famílias monoparentais, o divórcio e o casamento homossexual.

A pobreza será outro dos grandes temas da visita do “papa dos pobres”, como lhe chamam, durante a sua viagem pela América do Sul.

Outra multidão de fiéis é esperada na segunda missa papal no Equador, na terça-feira, no parque Bicentenário da capital, Quito.

Vacinação contra gripe atingiu mais de 95% do público alvo em Curitiba

$
0
0

A Prefeitura de Curitiba conseguiu imunizar 95,3% do público alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe. O grupo de gestantes era o único que ainda faltava atingir a meta do Ministério da Saúde, que é de 80%. Dados desta segunda-feira (06) da Central de Vacinas da Secretaria Municipal da Saúde mostram que 15.199 mulheres grávidas na capital paranaense já receberam a dose da vacina contra a gripe, o equivalente a 80,3% desse público.

Além das gestantes, pessoas com 58 anos ou mais, crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, mulheres que tiveram bebês nos últimos 45 dias (puérperas), portadores de doenças crônicas e profissionais de saúde também têm direito de receber a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Indígenas, profissionais do sistema carcerário e pessoas privadas de liberdade também recebem a dose.

Curitiba é uma das cidades brasileiras com maior número de pessoas vacinadas contra a gripe. Para o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, a grande adesão da população curitibana revela o interesse em se prevenir contra as doenças respiratórias. Entre as gestantes, a vacina é importante principalmente devido às alterações metabólicas que as mulheres enfrentam nessa fase. “A capacidade respiratória fica comprometida devido às alterações no corpo, como a dilatação do abdômen, o que reduz as chances de se proteger de um quadro de gripe e a possibilidade de complicações respiratórias é muito maior”, explica o secretário.

A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação contribui para a redução de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Os integrantes dos grupos prioritários que ainda não tomaram a vacina ainda podem fazê-lo porque em algumas das 109 unidades de saúde de Curitiba ainda há doses disponíveis. Em Curitiba, 446 mil pessoas já receberam a vacina contra a gripe.

MP autoriza empresas a reduzir salário e jornada de trabalho

$
0
0

Com o objetivo de evitar demissões dos trabalhadores por empresas em dificuldades financeiras, o governo federal criou, por meio de medida provisória (MP), o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), que vai permitir a redução temporária da jornada de trabalho e de salário em até 30%.

A MP foi assinada na tarde de hoje (6) pela presidente Dilma Rousseff, após encontro com ministros e representantes de centrais sindicais. Embora passe a valer imediatamente com força de lei, a proposta será analisada e precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.

A medida prevê que a União complemente metade da perda salarial por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador. O Programa valerá até o dia 31 de dezembro de 2016, e o período de adesão das empresas vai até o fim deste ano. Para definir quais setores e empresas estarão aptos a participar do PPE, o governo também criou um grupo interministerial que vai divulgar informações sobre os critérios, com base em indicadores econômicos e financeiros.

De acordo com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, as empresas não poderão demitir nenhum funcionário durante o prazo de vigência do programa, proibição que será mantida por pelo menos mais dois meses após o fim da vigência.

As empresas poderão aderir ao programa por seis meses, prorrogáveis por mais seis. O anúncio foi feito no início da noite por Rossetto e outros dois ministros, ao lado de representantes de centrais sindicais, no Palácio do Planalto.

“É mais importante usar recursos públicos para manter o emprego do que para custear o desemprego. É um programa ganha-ganha, orientado claramente para manutenção do emprego em um período de crise”, afirmou Rossetto, acrescentando que o programa é aberto para qualquer setor da economia que tenha redução de emprego e renda.

Ortodontia será o foco do 2º ILAPEO International Dental Meeting

$
0
0

A Ortodontia será o tema principal do 2º ILAPEO International Dental Meeting (IDM), marcado para os dias 28 e 29 de agosto em Curitiba (PR). O congresso, que é promovido pelo Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO), irá reunir os principais nomes da Ortodontia para discutir as novidades e recentes tecnologias empregadas na especialidade. Além da parte científica, o IIDM também contará com uma feira comercial profissional e a apresentação de trabalhos técnicos.

Considerada a mais antiga especialidade da odontologia, a Ortodontia vem ganhando cada vez mais destaque quando o assunto é tratamento das más oclusões e estética. A popularização da especialidade e a facilidade de acesso têm feito com que muitas pessoas possam desfrutar de seus benefícios. Em paralelo, despontam novas tecnologias, materiais e técnicas de tratamento que auxiliam o trabalho do profissional no consultório.

E discutir todas as vertentes que envolvem a especialidade estão entre as propostas do IIDM. “Serão apresentados e discutidos os avanços da Ortodontia em relação a excelência na formulação do diagnóstico e no tratamento das más oclusões, sempre em busca do restabelecimento da função adequada e da estética do sorriso”, afirma a coordenadora-geral do IIDM, Ana Cláudia Melo Toyofuku.  Segundo ela, ao escolher a Ortodontia como tema do congresso, o Instituto reforça a importância da especialidade dentro da odontologia. Atualmente o ILAPEO oferece, na pós-graduação, os cursos de especialização e mestrado em Ortodontia e outras especialidades.

Programação

Durante os dois dias do 2o ILAPEO International Dental Meeting os participantes contarão com uma programação científica diferenciada. Serão sete conferências com temas que abordarão os principais aspectos da Ortodontia e um simpósio sobre o tratamento da Classe II. Haverá ainda a apresentação de painéis científicos com trabalhos de pesquisa, casos clínicos e revisão de literatura. Para essa modalidade os interessados têm o até o dia 18 para se inscrever. Os autores selecionados terão um desconto especial na adesão do Meeting.

Já a feira comercial contará com a participação das principais empresas que representam produtos, serviços, materiais e equipamentos odontológicos. O IIDM será realizado na sede própria do ILAPEO, na rua Jacarezinho, 656, bairro Mercês. A programação completa do congresso está disponível no www.ilapeo.com.br/iidm.

 

Servidores do INSS entram em greve. Agências devem permanecer fechadas

$
0
0

Quem precisar de atendimento Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) a partir desta terça-feira (07) vai ter que esperar. Os servidores do órgão entraram em greve e devem fechar as portas dos escritórios da entidade em todo o país. A paralisação também deve afetar repartições dos ministérios da Previdência, da Saúde e do Trabalho.

As principais reivindicações dos trabalhadores são aumento salarial e realização de concurso público para contratação de novos servidores, além de criação de um plano de de carreiras.

Em todo o Paraná, a recomendação é de que as pessoas que necessitem de atendimento, mesmo as que tenham atendimentos agendados, liguem para os escritórios para saber se eles estão funcionando ou não.

Viewing all 54732 articles
Browse latest View live




Latest Images